Saiba tudo sobre consórcio de veículos

O investimento em um carro usado pode contar com várias vantagens, uma delas é a economia. Isso mesmo, pois para muitas pessoas sai mais em conta a aquisição de um usado do que um novo.

Além disso, a ideia de que os automóveis usados apresentam uma qualidade inferior é um mito. É possível, graças a uma boa procura e pesquisa, encontrar um veículo usado em bom estado de conservação.

Uma boa dica é pesquisar as oportunidades em portais na Internet especializados em venda de automóveis. Com isso, você tem condições de encontrar o modelo e a marca ideal para as suas condições.

Curitiba, uma das grandes capitais do país, apresenta excelentes oportunidades para quem almeja investir na compra de um automóvel. No caso de carros usados à venda, uma opção para efetuar a compra é um consórcio.

 

O que é e como funciona um Consórcio

O consórcio, por definição, consiste na constituição de uma poupança para assim ser realizada a compra de um determinado bem. Para isso, o consórcio reúne pessoas físicas e jurídicas. No caso de um consórcio de veículos, é preciso saber:

 

Como proceder para participar do consórcio

De início é necessário optar pela instituição que será a responsável pela realização do consórcio.

No caso de automóveis, há a possibilidade de ingressar em um consórcio de um modelo específico ou então de um determinado valor.

Porém, é muito importante estar atento ao valor do crédito que você vai escolher.

 

Como é efetuado o pagamento

O pagamento das cotas do consórcio é realizado conforme o valor estipulado no contrato. Porém, tal valor pode sofrer algumas alterações caso o bem em questão sofra alteração de preço durante o processo.

Nesse caso, é muito importante manter o pagamento em dia, pois assim o consorciado assegura a sua participação e fica em condições de participar do sorteio, estando apto também a efetuar os lances mensais nas assembleias.

Se considerar válido e vantajoso, o consorciado pode escolher por efetuar a antecipação do saldo devedor. Para obter condições para isso é preciso quitar as parcelas antes do vencimento, analisando se as condições de contrato são inversas ou diretas.

Além disso, convém salientar que mesmo sendo contemplado, é necessário prosseguir pagando as parcelas até que o valor total combinado seja devidamente quitado. Apenas após o pagamento das parcelas é possível efetuar a saída do grupo.

 

Como é o processo de ser contemplado no consórcio

O termo “contemplado” significa que o consorciado terá a sua carta de crédito liberada para que ele possa adquirir o bem, no caso o carro. A contemplação ocorre de duas maneiras: por sorteio ou por lance.

O sorteio acontece por mês, conforme é estipulado no contrato geral. É preciso estar ciente também de que a inadimplência do participante o impede de participar das chamadas assembleias de contemplação.

No caso do participante que almeja não aguardar o sorteio, é possível então optar pelos lances, tentando assim antecipar a carta de crédito. Caso o lance seja contemplado, ele poderá ser usado em um lance futuro.

Em outras palavras, o consorciado apenas efetua o pagamento no caso dele ser o vencedor.

 

A quantidade de sorteios

O número de sorteios que ocorre por mês em se tratando consórcio de veículos pode variar de acordo com a administradora responsável. Além disso, a quantidade também pode mudar conforme o número de pessoas participantes no consórcio.

Caso ocorra a falta de pagamento das parcelas, há uma cobrança de juros e multa, que serão devidamente quitadas até o sorteio seguinte. Se ocorrerem muitos atrasos de pagamento, há a possibilidade de exclusão do grupo.

Outro ponto relevante é que um consorciado que já foi sorteado e deixou de efetuar os pagamentos permite que a administradora do consórcio realize a apreensão do veículo.

 

Como deve ser feita a utilização da carta de crédito

 A carta de crédito corresponde ao documento que é repassado ao cotista quando acontece a sua contemplação. Graças à carta, o consorciado irá receber o valor integral relativo ao veículo que ele deseja adquirir.

Com a carta de crédito em mãos, o consorciado tem condições assim de adquirir o veículo em questão, sendo ele novo ou usado. Vale salientar que, no caso dos usados, há uma idade limite do carro. Tal idade é estipulada pela administradora.

Vale lembrar que o consórcio é um bom investimento especialmente para aquelas pessoas que possuem dificuldades em guardar dinheiro, pois oferece taxas baixas e sem incidências de juros.

Além disso, o consórcio representa uma excelente alternativa para aqueles que possuem um planejamento em longo prazo e não possuem urgência na aquisição de um automóvel.

Por isso, o consórcio também apresenta um grande benefício para suprir os gastos eventuais que um automóvel vai exigir futuramente, tais como o combustível ou algum outro reparo.

 

Usados, mas de qualidade

Os carros usados e seminovos não significam falta de qualidade, tecnologia ultrapassada, problemas com manutenção, entre outros problemas. Na verdade, tais veículos podem ser uma boa opção em um consórcio.

Um exemplo disso é o Palio usado, que tem como uma das principais características ser um dos mais econômicos da sua categoria. Não por acaso, o Palio é um dos carros ainda mais vendidos no país.

Entre os modelos usados do Palio é possível encontrar o Attractive 1.0, o 1.4 Fire Evo e o Essence 1.6 E.TorQ. São veículos de qualidade e que apresentam boa estabilidade para dirigir.

Outro exemplo é o Sandero seminovo, pois quando se trata de tecnologia e segurança, esse modelo vem equipado com os acessórios ideais garantir percursos seguros, tais como airbags frontais e um eficiente sistema de freios.

Além disso, outra qualidade notável é que o carro apresenta a tecnologia de sensor de estacionamento traseiro. Graças a esse recurso, você encontra mais facilidade para efetuar as manobras na hora de estacionar.

 

Conclusão

Diante disso, não é exagero afirmar que na hora de pensar em adquirir o seu carro usado, a opção por um consórcio tem lá as suas vantagens.

Gostou do artigo de hoje? Então que tal enviar esse texto para aquele seu amigo que deseja adquirir um carro por meio de um consórcio?

 

Fazer consórcio não precisa ser complicado. Aproveite e faça uma cotação agora mesmo, só clicar aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *